Jaguar S-type 420 - 1968

Ter um Jaguar sempre foi um desejo muito secreto. Ou talvez não, pois sempre fui um fã dos XJ6. Hoje em dia com uma cotação de mercado muito baixa, e por isso mesmo, acessíveis. Mas a manutenção destes carros não é barata nem fácil, e por isso, o desejo nunca passou de um sonho. Volta e meia vou vendo umas fotos de um ou outro para venda, mas sem me deixar tentar ou seduzir.

Depois do meu primo ter adquirido e restaurado um S-Type 3.8S, de 1967, a pesquisa aumentou de intensidade. Continuei com o meu interesse vocacionado para o XJ6 4.2 série I, mas nunca apareceu, até agora, nenhum cinza prateado em boas condições ou com um preço adequado.

Até que surgiu numa revista francesa, Retroviseur, o anúncio deste carro para venda, por um valor muito interessante. Obviamente a precisar de restauro, mas mesmo assim, tentador. Mais umas noites sem dormir, a magicar como poderia "deitar" as mãos a semelhante espécime. Acabei por decidir pela sua aquisição, sabendo que, em caso de querer desistir, poderia com alguma relativa facilidade vendê-lo, por bom preço.

Acabou por ser um processo difícil: primeiro o pagamento à cabeça sem conseguir sequer ver o carro pessoalmente; depois o transporte que se transformou numa saga que durou dois meses. Por fim, a legalização, que demorou bastante (com as férias pelo meio) e chegou depois do próprio restauro.

Fotos do carro quando chegou de Paris

O S-type 420 é um modelo de transição entre a linha do Mk I, II e S-type (e ainda 240/340) e o posterior XJ6. ´Mantendo do capot para trás a linha do S-type e no interior o mesmo esquema, já possui o motor 4.2 com 245 CV que veio a equipar o XJ6, assim com a suspensão e travões de disco às quatro rodas. Trata-se de um carro que vem sendo redescoberto pelos coleccionadores, com um valor de mercado em crescendo acentuado. Foi alvo de um artigo na Classic and Sports Cars no início deste ano (2006).

Algumas imagens antes do restauro, a escolha da cor (original), pintura, recuperação da mecânica e interior.

 

No passeio inserido no Rally Histórico Luso-Caramulo - Set 2006

Dois S-type distintos: o 3.8 S de 1967 (produzidos entre 1963-68) e o meu 420 (com produção inferior a 10.000 unidades entre 1966-68)

Em Ponte de Lima, Agosto 2006

Homologado desde 2007 no CPAA.

IndexHome
(c) 2000/2006 João Emílio Almeida